Media: o desafio da mobilidade e dos Multi-Screens

Ao longo dos últimos dez anos, a indústria dos media sofreu uma mudança revolucionária, em particular no que respeita ao comportamento do consumidor, ao aumento da conectividade a nível global, à evolução da utilização de telemóveis e tablets, e a um aumento acentuado de conteúdos produzidos pelo utilizador. As empresas de media aproveitaram as oportunidades criadas por esta nova onda digital e repensaram as suas estratégias de negócio para garantir um crescimento sustentado. A terceira edição do Media Barometer da Mazars discute as principais alterações numa indústria em constante mudança e analisa o desempenho em três áreas chave: receitas, rentabilidade e caixa.

“O principal desafio de 2015 para as empresas de media será a integração efectiva e contínua da evolução da tecnologia digital, especialmente em termos da capacidade de partilha de conteúdos em tempo real nos vários dispositivos"

Guillaume Devaux, Partner em França 

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Para a elaboração deste barómetro, a Mazars analisou a performance das 100 maiores empresas de media cotadas na América do Norte e na Europa.

Num ambiente multi-conectado, o smartphone é claramente um motor de crescimento para as empresas de media, principalmente no que respeita à capacidade de identificação da localização geográfica, o que permite aos anunciantes uma gestão de posicionamento mais fácil e eficiente.

Victor Wahba, Partner nos EUA

As receitas da indústria de media no geral continuam a aumentar e, apesar das condições pouco favoráveis e nível mundial, registaram um crescimento de 5%.

No entanto, o gap de performance entre os mercados Europeu e Norte Americano e entre as grandes empresas e a outras está a aumentar. Algumas empresas apresentaram ainda uma redução das margens de lucro como resultado da implementação de uma nova estratégia digital, geralmente menos rentável na fase inicial, enquanto os fluxos de receita e os processos gerais não atingem a velocidade de cruzeiro.

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A equipa de Media da Mazars desenvolveu uma análise detalhada dos principais factores de risco que afectam as empresas de media. Essas empresas devem adaptar-se rapidamente em resposta aos modelos de negócio emergentes da era digital, enquanto enfrentam novos riscos em matéria de divulgações nos seus relatórios anuais.

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Conteúdos

  • General context: the economic crisis and new technology
  • Part 1: Strong sales stimulated by developing technology
  • Part 2: Profitability improving in North America; Europe struggling
  • Part 3: How are media companies using liquid assets?
  • What does the future hold? Increased convergence between activities in media

Documento

Media barometer 2014