Criação de Valor Partilhado: A Mazars publica o Relatório Anual 2014-2015

2014-2015 foi um ano marcante para a Mazars, que registou um crescimento de 15.9% e um volume de negócios de 1.25 mil milhões de euros, o que comprova robustez e resiliência num mundo em rápida mudança.
O Grupo celebrou também o 20º aniversário do partnership integrado, um modelo único que lhe permite ser um challenger influente nas áreas de auditoria, contabilidade, consultoria e assessoria fiscal e legal nos cinco continentes.

O Relatório Anual da Mazars 2014-2015 construído numa base de "Partilha de Valor" é composto pelas demonstrações financeiras consolidadas e pelo "Yearbook 2015", que detalha os princípios que nos orientam e a forma como encaramos o nosso papel na comunidade e na sociedade no geral, i.e. a forma como criamos valor.O nosso relatório anual é uma forma de afirmarmos quem somos e onde estamos. No entanto, achamos que deve contribuir para uma reflexão mais global sobre as empresas e a sociedade. É por esse motivo que desenhámos o Yearbook 2015, de fácil leitura, que contempla uma série de artigos com referência aos aspetos mais significantes da estratégia da Mazars, às histórias de sucesso e às mulheres e homens que fazem da Mazars o que é hoje.

Reinventar na era digital

reinvention.png

Charles Handy é um dos mais aclamados gurus da gestão do nosso tempo. Muitas vezes conhecido pelos pares como "o guru dos gurus". Antes de publicar o livro com o mesmo nome, em 2015, Charles Handy lançou a ideia de que as pessoas e as organizações se devem preparar para a segunda etapa da sua jornada de desenvolvimento (a "Segunda Curva" antes de começarem o declínio). Nesta conversa Philippe Castagnac e Laurent Choain, exploraram com Charles Handy os conceitos de mudança, inovação e talentos num mundo em constante evolução.

Leia o artigo online em www.sharedvalue.mazars.com

Também disponível no Yearbook versão eletrónica pag. 6-8 (download em baixo).

O Manifesto de Auditoria

manifesto.png

Os utilizadores dos relatórios de auditoria acreditam que os auditores têm às respostas certas para as grandes questões dos negócios. Mas estarão os auditores à procura do que realmente interessa? A sua opinião continua a ser relevante? Os objetivos da Mazars passam por garantir que os serviços de auditoria e consultoria são relevantes, trazem valor para as empresas e para os seus stakeholders e são entregues por profissionais comprometidos e independentes sempre em busca da excelência. Queremos ser uma verdadeira alternativa no nosso mercado e desempenhar um papel crucial no crescimento da economia.

Leia o Manifesto de Auditoria online em www.mazars.com

Também disponível no Yearbook versão eletrónica pag 16-17 (download em baixo).

Cidades do Futuro: Gerir a complexidade numa era de valor partilhado

cities.png

Com 12 milhões de habitantes, Paris é uma região bastante interessante para compreensão de questões urbanas, quer em temos de infraestruturas, soluções ou governance. As autoridades da região de Paris têm recorrido à Mazars para pedir apoio na conceção de métodos e soluções para a construção de modelos logísticos urbanos que incorporem os requisitos e as limitações das cidades do futuro.

Leia o artigo online em www.sharedvalue.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo) pag. 18-21.

Transparência fiscal: a exigência da explicação

transparency.png

Como pode uma empresa ou um indivíduo ser considerado um "bom cidadão"? Num contexto de défice no setor público e cortes na despesa pública, ser transparente na quantidade de impostos que pagamos, perceber se esse valor é justo e para que fim é utilizado, são fatores cruciais em qualquer negócio, especialmente em empresas multinacionais. Como devem as empresas lidar com transparência fiscal quando se trata de relatórios corporativos?Na Mazars acreditamos que deve ser preparada uma revisão dos dados fiscais por país, de modo a garantir que as variações entre países são interpretadas corretamente. Como auditores e consultores fiscais, a nossa missão é apoiar as empresas neste processo.

Leia o artigo online em www.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo) pag. 23.

Caminhamos para uma distribuição de valor mais equilibrada? Um olhar sobre a indústria extrativa em África

value-cost-oil.png

Os benefícios que as populações locais recebem dos lucros da exploração de recursos naturais são bastante assimétricos. Nesse sentido, várias regiões criaram um movimento de mudança em direção a uma distribuição mais justa do que a renda, recorrendo para isso a peritos externos. A Mazars respondeu a um concurso público lançado pela República do Níger, para auditoria aos custos do petróleo em parceria com uma empresa privada de exploração de petróleo. Esta missão é um exemplo de como o auditor serve o interesse público através da construção de confiança entre as várias partes interessadas.

Leia o artigo online em www.sharedvalue.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo) pag. 26-29.

Preparar os líderes do futuro: um modelo disruptivo / NextMBA da Mazars

nextmba.png

Porquê  "Next" em "NextMBA"? Porque é um novo tipo de MBA, com a ambição de desenvolver novos líderes, com novos professores e novas formas de cooperação entre as universidades corporativas. Fundado pela Mazars, o NextMBA lida com questões bastante atuais, tais como o marketing centrado no cliente, a revolução digital, a gestão de talento no séc. XXI e a estratégia de sustentabilidade. Este programa prepara os líderes de amanhã para o impacto que as transformações de hoje terão nos negócios, equipas e indústrias e para serem ágeis na identificação de novas soluções.

Leia as entrevistas online em www.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo) pp. 30-33.

Uma ambição comum: RBS / Fusão da Mazars na Alemanha

rbs.png

O mês de Abril de 2015 foi um marco importante na história da Mazars: a firma concluiu um processo de fusão com a empresa alemã Roever Broenner Susat (RBS), fortalecendo significativamente a sua posição na maior potência económica da Europa. Com mais de 1000 profissionais nas áreas de auditoria, fiscalidade, outsourcing, contabilidade, consultoria financeira e serviços jurídicos a operarem em doze escritórios em todo o país, a nova entidade coloca a Mazars no Top 10 da profissão na Alemanha. Entrevistámos 6 profissionais de ambas as firmas, provenientes de várias cidades na Alemanha para perceber a opinião pessoal de cada um sobre a fusão.

Leia as entrevistas online em www.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo) pag. 49-53.

Sobre a Partilha de Valor

csv_at_mazars_horizontal.jpg

Estamos a viver uma era revolucionária em que o envolvimento das empresas é essencial na gestão das questões atuais mais complexas. Num artigo inovador escrito em 2011, Michael E. Porter e Mark R. Kramer popularizaram o conceito de "Valor Partilhado", abrindo caminho para uma nova forma de pensar na forma como as empresas estão a criar valor. A ideia central por detrás do conceito de "criação de valor partilhado" é a interdependência entre a competitividade de uma empresa e o bem-estar das comunidades com as quais se relaciona. Segundo os autores, esta nova abordagem, que vai além da noção de "responsabilidade social das empresas", pode ajudar a "reinventar o capitalismo e desencadear uma onda de inovação e crescimento".

Leia mais sobre o conceito de Valor Partilhado e a razão pela qual a Mazars está comprometida com o tema em www.sharedvalue.mazars.com

Também disponível no Yearbook em formato eletrónico (download em baixo), pag. 5.

Também no Yearbook

Encontre ainda no Yearbook uma homenagem a Robert Mazars (1920-2015), pag. 10-11; uma apresentação da Mittelstand Business School (pag. 29); o nosso estudo sobre a evolução das relações de trabalho (pag. 34-37); o Jogo da Inovação (pag. 38-39); e uma visão geral sobre o desafio #MazarsForGood (pag. 40).

Financial documents 2014/2015
Yearbook 2014/2015 English.pdf