A continuidade de negócio num clima de incerteza

Embora a perspetiva a longo-prazo acerca da pandemia de Covid-19 seja ainda altamente incerta, as empresas têm de se adaptar já a novos e preocupantes desafios. Perante uma nova realidade de confinamento e distanciamento, as empresas tiveram a necessidade de adotar modelos alternativos de trabalho, experienciando mais pressão sobre os seus recursos e contando com novos processos que precisam ainda de ser aprimorados e tornados mais eficientes e eficazes.

Para reduzir o impacto desta pandemia e dos seus efeitos nos seus negócios, colaboradores, clientes e público em geral, é importante que as empresas avaliem o planeamento de continuidade e resolvam rapidamente as questões prioritárias que identificarem neste âmbito. A falta de uma estratégia de continuidade pode resultar num efeito dominó, à medida que a gestão tenta enfrentar os desafios de uma pandemia com recursos que não se multiplicam e colaboradores que podem não estar preparados para as funções que serão solicitados a desempenhar. Um plano adequado permitirá que as empresas protejam melhor as suas equipas e se preparem para mudanças nos padrões de atividade a que nos encontrávamos habituados.

Neste contexto, desenhar uma estratégia de continuidade de negócio – ou business continuity – de resposta à pandemia afigura-se como fundamental. Hoje, mais do que nunca, a gestão da “continuidade” é um foco crítico para as organizações.

A importância de uma resposta à crise

O conceito de business continuity é um termo amplo que engloba diferentes respostas orientadas a garantir que as organizações possam continuar a operar durante um momento de instabilidade acrescida. Este planeamento pode potenciar a resiliência, ajudando as organizações a continuar em atividade à medida que navegam conjunturas de disrupção.

Apesar de grande parte das organizações possuírem estratégias de continuidade de negócio, prévias ao aparecimento da Covid-19, algumas terão sido confrontadas com os desafios causados ​​pela pandemia ainda com planos incompletos ou desenvolvidos de forma incorreta ou desatualizada face ao novo contexto.

Os planos de continuidade de negócio detalham os responsáveis, processos e recursos necessários para apoiar a operação perante uma situação de crise. Mais especificamente, estas estratégias apresentam etapas e processos detalhados a serem acionados pela empresa numa situação adversa, permitindo responder às exigências e obter maior confiança dos seus stakeholders.

Desenvolver uma estratégia de continuidade de negócio

Num contexto de crise, as empresas tiveram de repensar rapidamente em alternativas a processos de gestão e de trabalho e de reajustar a alocação dos seus recursos. As empresas podem potenciar esta situação para aprimorar as suas estratégias, promover alternativas a antigas metodologias e melhorar práticas de due diligence com todos os seus fornecedores críticos, num cenário de relacionamentos mais complexos, e tomar nota de quaisquer novas alterações regulamentares e legislativas.

As empresas estão a enfrentar momentos de transformação. Aquelas que desenvolverem ativamente programas de gestão de business continuity serão capazes de enfrentar novos desafios suportadas por bases mais sólidas. Embora algumas organizações possam estar mais preparadas que outras, esta pandemia obriga as empresas a inovar e a se prepararem melhor para a incerteza, podendo sair desta crise mais resilientes a longo-prazo.

Artigo de opinião ao abrigo da iniciativa Montepio Acredita Portugal, da qual a PME Magazine é Media Partner contribuindo para a disseminação de conteúdos e informação relevante na área do Empreendedorismo.