Desafios da Consultoria - Jornal Económico

A Mazars participou no Caderno Especial sobre os Desafios da Consultoria publicado pelo Jornal Económico.

Consultoras procuram mais parceiros, competências e tecnologias

A Mazars deu a boas-vindas a 2020 com uma aposta concreta nesta área, anunciando o lançamento de uma nova linha de serviços de Consulting em Portugal com seis fundamentos: estratégia, transformação, organização e performance, TI e digital.
Depois de ter nomeado recentemente 35 sócios e recrutado 500 profissionais para desenvolver esta vertente no mercado indiano, a multinacional recorre agora a Rui Lavado para assegurar a liderança do segmento de consultoria no país. Ao JE, a firma reforça a ideia de que o mercado procura uma opção distinta das Big Four e que ainda persiste a necessidade de introduzir, a nível nacional, a obrigação da auditoria conjunta (joint audit) em Portugal para “credibilizar o setor” e “evitar as práticas abusivas”. “Esperamos continuar a afirmar-nos como uma alternativa credível, profissional, eticamente exemplar, capaz de servir os nossos clientes em mais de 91 países e aproveitar esta oportunidade para reforçar o nosso crescimento”, explica o partner e head of Tax, Sérgio Santos Pereira.
Mário Patrício, senior de Tax da mesma consultora, refere que pretendem integrar 50 novos profissionais, divididos pelas quatro áreas core de negócio (Audit, Tax, Consulting e Accounting and Outsourcing Services) e pelo trio de escritórios que têm em Portugal (nas cidades de Lisboa, Porto e Leiria). Os próximos «Mazarsers» serão, segundo os mesmos porta-vozes, incluídos num ambiente de procura constante por soluções que aumentem a eficácia, segurança dos processos e possam dar origem a novos serviços.

Milhões para a informática

"...a Mazars alocou 15 milhões de euros só para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de auditoria baseada em analítica de dados."

Talento 'tech' ajuda consultoras

QUAL É O MAIOR DESAFIO DAS CONSULTORAS EM 2020?

ATRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O grande desafio será a retenção e atração de profissionais. Estando o mercado numa fase em que a procura por talento é superior à oferta, este é, para as consultoras, o grande desafio. Acreditamos que esta dificuldade tem que ver com o paradigma de gestão e liderança da maioria das consultoras, que ainda não se adaptou a um realidade em que os profissionais se querem sentir motivados, justamente remunerados, desafiados intelectualmente, parte integrante da organização, e não apenas um recurso para atingir um fim. Nós, na Mazars Portugal, estamos a posicionarmo-nos de forma diferente para que este desafio seja ultrapassado com excelência.

SÉRGIO SANTOS PEREIRA | Partner da Mazars
MÁRIO PATRÍCIO | Tax Senior da Mazars

Desafios da Consultoria (1)
Desafios da Consultoria (2)