Investidores globais continuam à procura de oportunidades de negócio, conclui estudo

Mais de 80% dos inquiridos da consultora Mazars espera uma recuperação económica em forma de “U” e 10% em “V”.
A maioria dos investidores mundiais (66%) continua à procura de oportunidades de negócio apesar das quebras de receitas nas empresas que compõem o seu portefólio, de acordo com um estudo realizado pela Mazars. A análise, com base na opinião de mais de 150 executivos da Europa, Ásia e América, concluiu que 82% dos inquiridos espera uma recuperação económica em forma de “U” e 10% em “V”.

O inquérito “Covid-19 and the world of private equity” revela ainda que metade dos gestores antecipa uma descida entre os 11% e os 25% nas receitas, nos próximos 12 meses, das empresas nas quais investiram e quase um quarto (22%) prevê uma quebra entre os 26% e os 50% no mesmo período. No entanto, os fundos de maior dimensão são, na generalidade, os mais otimistas, uma vez que quase metade disse que estima uma redução de menos de 10%. 
 
“Ao mesmo tempo que aparentemente as saídas serão adiadas, muitos dos fundos existentes têm alta liquidez e continuam à procura de novos negócios e ‘bolt-ons’ para as platform companies. À medida que o mundo dos negócios volta lentamente ao trabalho, é tranquilizador observar uma clara noção de otimismo e resiliência dos fundos de capital de risco”, afirma Stéphane Pithois, responsável mundial de Corporate Finance da Mazars
 
O porta-voz da empresa de consultoria e auditoria considera que é provável que haja uma maior competição por ativos de qualidade no futuro e até uma desaceleração em termos do fluxo de negócio. “Os investidores que se conseguirem diferenciar e mover-se rapidamente posicionam-se para ganhar a vantagem”, refere Stéphane Pithois. O rápido movimento dos investidores deve-se também ao facto de cerca de 88% dos investidores individuais e sociedades de capital de risco que participaram terem confessado ser possível concluir as operações a partir de casa, em regime de teletrabalho, ainda que grande parte (74%) admita que o desafio é maior. 

In Jornal Económico - https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/investidores-globais-continuam-a-procura-de-oportunidades-de-negocio-conclui-estudo-605358