Potenciar as pessoas através do digital

Nunca estivemos tão dependentes das pessoas. O cliente continua a querer um rosto, um interlocutor com o qual possa resolver os seus problemas e estabelecer uma relação de confiança.

Os mecanismos digitais que hoje utilizamos permitem obter mais informação, garantir maior eficácia e eficiência nos serviços prestados e consolidar a qualidade e a confiança, mas não substituem as pessoas. A tecnologia assume, no contexto atual, um papel fundamental, colocando ao dispor dos Contabilistas ferramentas que lhes permitem concentrar tarefas, agilizar processos e ganhar tempo e espaço para analisar a informação obtida.

Há, contudo, uma componente que não pode ser descurada nesta tendência de transformação: a importância das competências que devem ser garantidas no perfil de cada profissional, nomeadamente a capacidade de compreender, usar o julgamento crítico e, em última instância, recorrer à tecnologia para aperfeiçoar essas competências.

A retenção de profissionais sempre foi um desafio nesta área, a perspetiva é que a rotatividade continue a aumentar e a gestão das Pessoas nunca foi tão complexa. Os profissionais são, hoje, mais exigentes e demonstram preocupações com aquilo que é a sua própria satisfação, reclamando um ambiente de trabalho motivador, mais flexibilidade e autonomia no trabalho realizado e a capacidade para gerir o tempo no sentido de prosseguirem objetivos individuais.

A introdução da tecnologia permite atrair gerações que pretendem um work-life balance diferente, e que irão, cada vez mais, escrutinar a gestão do conhecimento, a ética e a comunicação permanente como critérios para a escolha dos projetos a que querem estar ligadas.

O desenvolvimento profissional está cada vez mais alicerçado na disponibilização de uma oferta alargada de conteúdos relacionados com competências técnicas, pessoais e interpessoais, fornecidas através de um acompanhamento mais próximo das necessidades e ambições individuais. Antes da pandemia, a Mazars tinha já implementado uma solução digital com um conjunto muito alargado de temáticas e formações que permitem que cada “Mazariano” possa desenvolver as suas aptidões, num cenário misto de iniciativa do próprio, de sugestão dos restantes membros da sua equipa ou incentivo a nível da equipa global. Esta é uma oportunidade apresentada a mais de 200 colaboradores distribuídos por escritórios em Lisboa, Porto e Leiria, bem como a mais de 44.000 profissionais, em mais de 90 países e territórios em todo o mundo – com vista à melhoria constante dos nossos serviços e performance de cada uma das nossas pessoas O objetivo é atrair e reter talentos que acrescentem valor às suas equipas. A verdade é que a transformação digital é uma realidade e a evolução tecnológica vai continuar a forçar uma constante atualização. Mas não devemos esquecer que não basta apostar no digital: ao mesmo tempo que a simplificação de processos nos permite ter pessoas mais satisfeitas, é preciso ter muito presente que o talento continua a ser o elemento-chave da equação.

DADOS DA INSTITUIÇÃO

A Mazars é uma empresa internacional líder em auditoria, fiscalidade e consultoria, que aspira construir as fundações económicas de um mundo próspero e justo. Operando através de um partnership integrado, a Mazars trabalha como uma equipa única, capaz de alavancar expertise, escala e proximidade cultural para entregar serviços excecionais e à medida em auditoria e contabilidade, fiscalidade, financial advisory, consultoria e serviços jurídicos*. Fundada na Europa, a Mazars está presente em mais de 90 países e territórios e conta com mais de 44.000 profissionais – 28.000 no partnership integrado e 16.000 via Mazars North America Alliance – dedicados a ajudar os clientes a potenciarem ao máximo as oportunidades de negócio e a atuarem com confiança.

*quando permitido pela legislação de cada país.

www.mazars.pt

JE Especial Contabilidade