Mazars integra talento com foco na evolução e diversidade

• Mazars recruta 30 novos Trainees, Seniors e Managers para escritórios de Lisboa e Porto
• Gestão de talento com foco na evolução pessoal e progressão de carreira
• Ações implementadas para a promoção da diversidade e liderança inclusiva

A Mazars integrou desde o mês de junho 30 novos colaboradores, numa aposta orientada para objetivos estratégicos de crescimento global das várias áreas de negócio da firma – Advisory, Audit, Consulting, Outsourcing e Tax – estando esta ação integrada nas metas de atração e retenção de talento da Mazars em Portugal. O contexto atual, com implicações na necessidade e velocidade de adaptação das pessoas e organizações, faz surgir novas exigências associadas ao desenvolvimento e bem-estar dos profissionais e exige uma nova visão para a gestão de talento.

Segundo Luís Gaspar, Managing Partner da Mazars em Portugal, “cada vez mais os players no mercado da auditoria se veem confrontados com a necessidade de reter talento e encontrar formas de conciliar as expetativas de uma nova geração de profissionais, - que procura mais flexibilidade e adaptabilidade -, com as exigências da profissão de auditor e da garantia de qualidade do delivery. Reconhecemos que as nossas Pessoas são o nosso mais relevante ativo e assumimos a responsabilidade de promover a sua progressão profissional e evolução desde o momento da sua integração. O objetivo passa por ajudá-las a crescer como especialistas nas suas respetivas áreas e capacitá-las para liderar, mantendo-as atualizadas e preparadas para responder a clientes diversos num ambiente de novos desafios”.

Perante estes objetivos, o “Leading Mazars” - implementado pela Mazars e promovido por uma consultora especializada em programas de Desenvolvimento em Liderança - teve início em 2021 com o envolvimento de todos os Partners, Associate Partners, Senior Managers e Managers da Mazars em Portugal. Este programa estender-se-á também a todos os Seniors ao longo do próximo ano. O investimento em liderança conta, para já, com ações de reflexão peer to peer, networking entre gestores e troca de melhores práticas, formação/treino/inspiração através de ferramentas de gestão de pessoas, acompanhamento individual a todos os participantes, reflexão pessoal e autodesenvolvimento através da utilização de ferramentas de self awareness, entre outras iniciativas numa ótica de capacitação de talento.

 O desenvolvimento profissional está cada vez menos alicerçado nos formatos tradicionais de formação e mais na disponibilização de uma oferta alargada de conteúdos relacionados com competências técnicas, pessoais e interpessoais, fornecidas através de um acompanhamento cada vez mais próximo das necessidades e ambições individuais.

Muito antes da pandemia, a Mazars tinha já desenvolvido uma solução digital com um conjunto muito alargado de conteúdos e formações que permitem que cada “Mazariano” possa desenvolver as suas competências, num cenário misto de iniciativa do próprio, de sugestão dos restantes membros da equipa que o acompanha ou incentivo a nível da equipa global. Desta forma, quer os conteúdos relevantes desenvolvidos externamente por especialistas, quer os desenvolvidos pelas equipas Mazars em todo o mundo, se encontram centralizados ajudando a maximizar a capacidade e conhecimento de colaboradores e equipas.

 A diversidade é um tópico-chave na agenda da gestão global do Grupo Mazars, que se reflete também na estratégia desenvolvida em Portugal. A diversidade é a base da Mazars enquanto partnership integrado, profundamente enraizado nos territórios e culturas locais nos quais se encontra presente. O valor para o negócio, clientes e comunidades é criado ao adotar diferentes perspetivas, capacitando colaboradores e agregando experiências, visões e competências diversificadas, reconhecendo e recompensando a diferença.

Aproveitar ao máximo estas diferenças – entre as quais se contam idade, cultura, educação, sexo e expressão de género, idioma, religião, orientação sexual, histórico socioeconómico e estilo de trabalho – de forma inclusiva permite solucionar problemas, potenciar a oferta e responder mais adequadamente às necessidades dos clientes.

Não se trata apenas de fazer o que está correto, mas contar com um fator de crescimento, desempenho e engagement mais amplo. Enquanto empresa multicultural, a Mazars esforça-se para criar um ambiente seguro e estimulante para as suas pessoas, com um foco particular na melhoria do equilíbrio de género: hoje, mais da metade dos colaboradores da Mazars em Portugal são mulheres, mais de um terço da sua equipa de liderança global é feminina e cerca de 75% dos países mais representativos na rede Mazars desenvolveram e começaram a implementar planos de ação para a diversidade.

O plano estratégico da Mazars em curso contém um conjunto de incentivos e medidas com vista a alcançar uma maior igualdade de género. A Mazars encetou uma parceria com o Gender Balance Observatory, no sentido de promover a liderança e representação femininas ao nível das suas equipas de gestão, tendo sido formulada uma lista de verificação destinada a avaliar as ações já implementadas na empresa.

A Mazars possui ainda várias task forces que procuram perceber, de forma efetiva, quais são os principais desafios em termos de diversidade, de forma a compreender as necessidades locais e potenciar um diálogo entre colaboradores e executivos de topo. Estas iniciativas, que se refletem também na estratégia a ser desenvolvida em Portugal e na evolução a ser empreendida a nível local, visam diminuir o gap entre a realidade dos colaboradores e a perspetiva dos líderes, e têm revelado ser fundamentais não só para a disseminação de práticas e identificação de problemas, mas também, em casos de implementação mais avançada, para obter resultados em termos da performance e resultados das equipas.