O futuro da auditoria

A Mazars partilha a visão do mercado global sobre a direção futura da auditoria e convida os stakeholders a considerarem as mudanças necessárias para a sua evolução

Dados de 12 países ajudam a compreender melhor o mercado atual de auditoria e a dissipar quatro "mitos" relacionados com os objetivos da auditoria, apetência pela auditoria conjunta e o papel dos auditores e da tecnologia

A grande maioria (93%) dos utilizadores de auditoria acha que a auditoria precisa de ser reformada e 87% são favoráveis à auditoria conjunta

A esmagadora maioria das empresas consideram que os auditores devem alargar os serviços para além da auditoria financeira (96%); valorizam uma abordagem centrada nas pessoas apoiada por tecnologia para reforçar a qualidade da auditoria; e olham para o aumento da objetividade, confiança e desempenho como objetivos primários de auditoria

17 de fevereiro de 2021: A Mazars, empresa internacional de auditoria, fiscalidade e consultoria, apresenta hoje os resultados do seu estudo a mais de 500 utilizadores de auditoria e decisores de 12 países em "O futuro da auditoria: visão de mercado – mitos, realidades e caminhos a seguir".

As conclusões desafiam mitos comuns relacionados com a auditoria e ajudam a explicar quatro áreas principais: a apetência pela auditoria conjunta é maior do que frequentemente se supõe; as empresas esperam que a tecnologia reforça as competências dos auditores sem os substituir; os entrevistados gostariam de ter acesso uma gama mais ampla, e não mais restrita, de serviços por parte do seu auditor; e há uma desconexão entre o que as empresas veem como a "missão" dos auditores e os benefícios de uma auditoria nas suas empresas.

Hervé Hélias, CEO e Chairman do Grupo Mazars, afirma: “Ao perguntar às empresas quais são suas expectativas em relação à auditoria e aos profissionais que a fornecem, o valor que obtêm dela e a forma como o serviço pode evoluir, a pesquisa constrói uma imagem detalhada das questões que preocupam o mercado de auditoria atualmente. A auditoria sempre esteve no centro do que fazemos, e é nossa responsabilidade trabalhar em conjunto para melhorar sua relevância e qualidade”

Acrescenta: “O interesse público está em jogo e esperamos que estas conclusões ajudem a criar um diálogo sobre a evolução necessária da profissão e a impulsionar o debate.”

Maioria significativa a favor da reforma da auditoria e da auditoria conjunta

Realizado em setembro de 2020, o estudo concluiu que 93% dos utilizadores de auditoria acham que o mercado precisa de ser reformado; 87% são favoráveis à auditoria conjunta e 88% das empresas com experiência em auditoria conjunta são favoráveis à mesma.

Tecnologia reforça a qualidade e dá mais poder aos auditores

Os entrevistados reconhecem que a tecnologia melhora a qualidade da auditoria e desejam que a tecnologia reforce as competências dos auditores, não as substituindo. Mais de nove em cada dez (93%) acham que a tecnologia poupa tempo e 92% dizem que ajuda os auditores a recuar para analisar e questionar melhor os dados.

Os entrevistados também confirmam as competências essenciais de um auditor, sendo que nenhuma delas pode ser facilmente reproduzida pela tecnologia. Os cinco atributos mais escolhidos de um bom auditor são: pensamento rigoroso e forte sentido de organização (53%), pensamento crítico (50%), escuta (49%), discrição (44%) e proatividade e criatividade (44%).

Auditores encorajados a expandir os serviços para além da auditoria financeira

A grande maioria (96%) incentiva os auditores a ampliar a sua gama de serviços de garantia. Em particular, 87% são favoráveis à extensão da auditoria para novas áreas de relatórios não financeiros, por ex. sobre risco climático, diversidade de género e direitos humanos. Ampliar a gama de serviços dos auditores pode ser benéfico para a qualidade geral da auditoria, pois as empresas precisam de atrair e desenvolver talentos com vasta experiência.

A deteção de fraude não é vista como o principal objetivo de uma auditoria

Quando questionados sobre o que uma auditoria vai entregar, 74% respondem 'uma opinião objetiva e independente sobre as demonstrações financeiras da minha empresa', seguida por 'garantia e confiança para investidores, stakeholders e reguladores' (61%) e 'apoio para melhorar o desempenho dos negócios '(52%). Apenas 34% respondem ‘deteção e prevenção de fraude’.

David Herbinet, Partner e Líder Global de Auditoria da Mazars, afirma: “Existem claras conceções erradas sobre a missão dos auditores, que sublinham a necessidade de conversas mais transparentes sobre o âmbito da auditoria. Identificar todas as possíveis fraudes não é, no momento, parte da missão de um auditor. Na verdade, a deteção e investigação de fraudes requerem um âmbito de trabalho e meios específicos - como aqueles usados em atividades forenses – mais do que o que uma auditoria é atualmente solicitada a entregar.”

E acrescenta: “É por isso que estas conclusões são tão importantes: apresentam a visão do mercado de auditoria hoje e permitem que todos nós exploremos o que precisa ser mudado para que a auditoria possa evoluir para as suas aplicações e finalidades futuras”.

Europa mais favorável à evolução da auditoria, maioria significativa apoia a auditoria conjunta

O inquérito dupla-ocultação revela que os inquiridos na Europa apoiam mais a reforma da auditoria do que no resto do mundo: 72% dizem que o mercado deve ser "absolutamente" reformado (64% no geral). Na Alemanha, 100% dos entrevistados dizem que a auditoria deve ser reformada (91% "absolutamente"), enquanto 98% na França (93% "absolutamente") e 87% no Reino Unido (38% "absolutamente") dizem o mesmo.

Uma maioria significativa (85%) dos entrevistados na Europa é favorável à auditoria conjunta, com 51% "fortemente favorável" e 34% "pouco favorável". No Reino Unido, 89% são favoráveis à auditoria conjunta (53% "fortemente", 36% "um pouco"); na França, 83% são favoráveis (57% "fortemente", 26% "um pouco"); e na Alemanha 77% são favoráveis (45% "fortemente", 32% "um pouco").

A Europa é o continente onde as "novas áreas" de auditoria são mais bem recebidas: 62% dizem que os relatórios não financeiros são muito importantes, em comparação com 50% na Ásia-Pacífico e 43% na África.

Metodologia

Em setembro de 2020, a Mazars contratou a Edelman Intelligence para realizar uma pesquisa dupla-ocultação (o nome da Mazars não foi revelado) para identificar as perceções e necessidades das empresas (incluindo entidades de interesse público) e representantes de comités de auditoria em relação à auditoria e ao seu revisor oficial de contas atual.

A pesquisa contou com uma amostra de 501 respondentes, com quase metade dos respondentes baseados na Europa e 211 de entidades de interesse público (todos na Europa). Todos os entrevistados ocupavam cargos estratégicos (CFOs, CEOs ou membros de comités de auditoria) em organizações sediadas num dos seguintes 12 países: França (18% dos entrevistados), Reino Unido (15%), Alemanha (13%), África do Sul , (9%), Austrália (8%), EUA (7%), Brasil (6%), Holanda (6%), Espanha (6%), China (5%), Índia (5%), Marrocos ( 1%).

Cerca de 68% dos entrevistados identificaram-se como homens, 32% como mulheres. Os CFOs representaram 48% dos respondentes, os CEOs 40% e os membros dos comités de auditoria 12%. Dimensão da organização dos entrevistados: 50-100 milhões $ USD (8%) 100-200 milhões $ USD (26%), 200-500 milhões $ USD (42%), 500 milhões e mais $ USD (24%).

Edward Baggaley, Global Campaigns Manager, Mazars
edward.baggaley@mazars.co.uk / +44 (0)78 2408 6578