Recorde de receitas globais confirma a robustez da estratégia internacional, integrada e multidisciplinar da Mazars

• Crescimento anual de 16,4%, com 13,3% de crescimento orgânico, demonstra a robustez do modelo de partnership integrado da Mazars.
• Maior crescimento desde 2007 reafirma a posição da Mazars como firma internacional líder em auditoria, fiscalidade e consultoria.
• Crescimento a dois dígitos em todas as regiões e em todas as linhas de serviço aponta para a relevância e para a confiança no desenvolvimento internacional da Mazars e na sua estratégia multidisciplinar equilibrada.
• Em Portugal, a Mazars acompanha os resultados a dois dígitos alcançados a nível global, registando um crescimento do volume de negócios de cerca de 17% neste período, reforçando o objetivo de manter o crescimento e consolidar o lugar conquistado nos últimos anos.

14 de fevereiro de 2023: A Mazars, empresa internacional de auditoria, fiscalidade e consultoria, divulga hoje os seus resultados globais referentes ao ano fiscal 2021/2022 (período fiscal de 1 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022), destacando um crescimento a dois dígitos de 16,4% e atingindo um volume de faturação de 2,45 mil milhões de euros. O aumento da receita global é reflexo de um forte crescimento em todas as regiões e linhas de serviços (detalhes adicionais abaixo).

Estes resultados reafirmam a forte posição internacional da Mazars e a relevância do seu modelo único de partnership integrado. Para além disso, os resultados contribuem para o aumento da confiança na capacidade contínua da firma em criar valor para os clientes. Num ambiente em rápida evolução, a Mazars apoia empresas de todas as dimensões na sua missão de crescimento responsável; cumprimento de um número crescente de regulamentos complexos; adoção de transformações para melhorar as suas operações de negócios ou sistemas internos; e resposta às expetativas dos reguladores, talentos e sociedade para garantir uma performance de longo prazo.

“2022 foi um ano agitado que testou a agilidade das empresas em todo o mundo.  Essas disrupções, que acompanham as tendências de longo prazo, incluindo digitalização e sustentabilidade, podem ser desafiantes, mas, ao mesmo tempo, oferecem oportunidades para crescer, desenvolver e explorar novas formas de criação de valor. Neste contexto instável, o papel da Mazars é, mais do que nunca, ser um parceiro de confiança para os clientes”, diz Hervé Hélias, CEO e Chairman do Grupo Mazars.

Crescimento equilibrado em todo o portfolio de serviços e em todas as regiões

O forte desempenho em todas as regiões e linhas de serviço reflete, por um lado, a expansão internacional da Mazars, que opera à escala global como 'uma equipa, uma firma', com presença em quase 100 países. Por outro lado, destaca a relevância da abordagem multidisciplinar da firma: a estratégia de desenvolvimento da Mazars passa por manter o equilíbrio entre os serviços regulados (auditoria) e os serviços de assessoria fiscal, de consulting ou advisory. A firma está convicta de que um portfólio diversificado é essencial para a qualidade da auditoria, para a relevância dos serviços prestados aos clientes, para a atração e retenção dos melhores talentos e, em última instância, para o interesse público.

“Apesar de um ambiente global complexo, 2022 foi um ano excelente para a Mazars em todas as geografias e linhas de serviço. O nosso desempenho confirma a qualidade e relevância dos nossos serviços. A capacidade da Mazars de fazer crescer continuamente a sua posição de auditora de grandes empresas e empresas cotadas oferece uma alternativa e uma perspetiva diferente para um mercado altamente concentrado; esta concorrência é essencial para o funcionamento saudável dos mercados financeiros. A Mazars oferece ainda um conhecimento profundo de ambientes, temas, tendências e especificidades de cada área e destaca-se como uma firma de auditoria líder em serviços financeiros, trabalhando com algumas das maiores organizações do setor”, acrescenta Hervé Hélias, comentando os resultados globais da Mazars.

Além das finanças: tecnologia e sustentabilidade são principais prioridades de negócios para reter talento, promover a qualidade e melhorar a experiência do cliente

Em 2022, o barómetro anual C-suite da Mazars destacou a tecnologia e a sustentabilidade como as duas principais tendências com maior impacto nos negócios. Um pouco por todo o mundo, os líderes estão sob pressão para adaptar e digitalizar os seus negócios e operações, mudar a forma como trabalham e garantir o crescimento sustentável de forma a permanecerem atrativos e competitivos. A Mazars não é exceção a estas tendências, que continuam a ser áreas críticas de investimento para a firma.

“Numa altura em que a auditoria se encontra numa fase crítica, a Mazars tem um programa ambicioso para reinventar e digitalizar o setor para benefício dos clientes, auditores e todo o ecossistema empresarial. Estamos a investir em tecnologias que trazem valor agregado em tempo real para a tomada de decisão e experiência dos nossos clientes e em ferramentas avançadas de análise de dados que permitem aprimorar o trabalho dos nossos auditores. Também estamos a concentrar esforços na atualização de um amplo espectro de serviços de consultoria baseados em tecnologia, incluindo serviços tributários, financeiros, de consultoria e de sustentabilidade”, acrescenta Hélias.

Tal como a tecnologia, a sustentabilidade tornou-se um importante alicerce do desempenho empresarial e da reputação na sociedade.

Hélias continua: “Como a maioria das organizações hoje, temos a responsabilidade de evoluir o nosso modelo de negócios para ser sustentável a longo prazo. Nesse sentido, temos uma estratégia de sustentabilidade claramente definida, que está construída sobre cinco pilares – integridade, pessoas, meio ambiente, comunidade e oferta de serviços de sustentabilidade aos nossos clientes. Além de cumprir as nossas próprias promessas, temos o dever de ajudar estes últimos a transformarem-se, direcionando os recursos ESG para onde eles são mais necessários e ajudando-os a superar os desafios dos relatórios não financeiros. É por isso que a Mazars está a investir maciçamente na qualificação das equipas, nomeadamente através da criação de auditores híbridos, bilingues em informação financeira e não financeira, garantindo a sua progressão na carreira.”

Como auditores e consultores, a Mazars tem um papel fundamental a desempenhar na recuperação da confiança na sociedade e na promoção de maior transparência. Agora, mais do que nunca, as empresas devem garantir que as ações que realizam hoje contribuem para o futuro que desejam construir amanhã. “Na Mazars, pretendemos fazer exatamente isso: transformar e investir onde é importante para ajudar os nossos clientes a navegar neste cenário em evolução e a crescer com responsabilidade”, conclui Hélias.

Portugal: manter o crescimento em momento decisivo do mercado

No que diz respeito à Mazars em Portugal, os resultados estão em linha com o nível global. No ano fiscal 2021/2022 a Mazars em Portugal atingiu um volume de faturação de 14, 8 M€, milhões de euros, reforçando e consolidando a sua posição no mercado em Portugal como uma das principais firmas de auditoria, fiscalidade e consultoria.

Em 2022 a firma lançou em Portugal a linha de serviço de sustentabilidade, um imperativo na vida das empresas, que faz parte de uma visão comprometida e que gera novas oportunidades suportadas em novas valências, garantindo uma oferta de serviços completa, diversificada, atenta e inovadora, profissional e de elevada qualidade.

Nos próximos anos a Mazars quer continuar a acelerar a transformação da firma e a fortalecer a sua posição de referência em dimensões complementares: oferecer uma perspetiva diferente nas áreas de auditoria, fiscalidade e consultoria – para a qual o investimento em tecnologia é necessário; continuar a melhorar o serviço disponibilizado e desenvolver talento enquanto organização de conhecimento intensivo e escola de excelência.

O mercado está a passar por um momento decisivo: as expetativas dos clientes estão a mudar, a tecnologia dá capacidade aos profissionais e o foco está em consolidar a qualidade e a confiança, apresentando soluções que garantam eficiência, qualidade, recorrência, retenção de talento, sustentabilidade e crescimento das organizações.

“Hoje as expetativas em relação às empresas vão para além do desempenho financeiro e a missão principal de uma firma como a Mazars nunca foi tão premente, reafirmando o compromisso de desempenhar o seu papel, como auditora e consultora de referência, para ajudar os clientes a transformarem-se com vista ao crescimento sustentável”, afirma o Managing Partner da Mazars em Portugal, Luís Gaspar. “A Mazars tem vindo a conquistar uma posição cada vez mais relevante no mercado de auditoria, fiscalidade e consultoria em Portugal. Os resultados obtidos estão alicerçados num plano estratégico de crescimento e diversificação da oferta e valorização da qualidade, num mercado em que a confiança é, e continuará a ser, decisiva”, acrescenta Luís Gaspar.

Highlights dos resultados globais da Mazars 2021/2022

• Faturação a 31 de agosto de 2022: 2.45 mil milhões de euros
  • Crescimento a dois dígitos 16.4%, incluindo impacto cambial de +2.9% e 13.3% de crescimento orgânico
  • Crescimento das linhas de serviço:
    • Audit (43%) +15.5% [a Mazars audita 2.700 entidades de interesse público em todo o mundo, das quais 1.300 estão baseadas na Europa e 960 são cotadas no mercado regulado, incluindo 480 cotadas na Europa. A Mazars ocupa o quinto lugar no mercado europeu de auditoria para empresas europeias cotadas.
    • Consulting (11%) +9.6%
    • Financial advisory (8%) +29.7%
    • Legal (2%) +18.6%
    • Outsourcing (18%) +14.3%
    • Tax (18%) +15.9%
    • Crescimento nas regiões:
      • África & Médio Oriente +21.7%
      • Américas +22.4%
      • Ásia-Pacífico +17.1%
      • Europa +14.6%
      • Seis novos países no partnership integrado da Mazars: Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte e Zimbábue.

### FIM ###

Nota para editores

Para saber mais, consulte os documentos financeiros da Mazars’ 2021/2022 aqui.
Para saber mais sobre o barómetro Mazars’ C-suite clique aqui.

Sobre a Mazars

A Mazars é um partnership internacional integrado, especializado em auditoria, contabilidade, consultoria, fiscalidade e serviços jurídicos*. Operando em aproximadamente 100 países e territórios em todo o mundo, recorremos à expertise e mais de 47.000 profissionais – 30.000+ no partnership integrado da Mazars e 17.000+ através da Mazars North America Alliance – para apoiar clientes de todas as dimensões em todas as etapas do seu desenvolvimento.

*quando permitido pela legislação local.

Em Portugal a Mazars está presente em 3 cidades (Lisboa, Porto e Leiria) e conta com mais de 230 profissionais.