Liderança ousada para um futuro sustentável: Barómetro C-suite 2023

O nosso mais recente barómetro C-suite mostra que, embora reconheçam os desafios significativos do ano anterior, incluindo a inflação e a instabilidade económica, os preços elevados de energia, a guerra e as tensões geopolíticas, os líderes têm um espírito de luta e perspetivas positivas para 2023.
Tecnologia e sustentabilidade destacam-se como as duas principais prioridades estratégicas para os próximos três a cinco anos, com o líder C-suite a investir nessas áreas para garantir que os seus negócios estão preparados para o futuro.

A nossa pesquisa revela:

  • Otimismo face aos desafios constantes: Apesar da instabilidade económica, dos preços crescentes de energia e das tensões geopolíticas, a maioria dos executivos está otimista quanto ao crescimento futuro. 86% têm uma perspetiva positiva de crescimento em 2023.
  • Tendências que impactam os negócios em 2023: As tendências externas que deverão ter maior impacto nos negócios este ano são: tendências económicas, incluindo inflação e custo de vida mais alto; preços e/ou escassez de energia; e o surgimento de novas tecnologias.
  • Confiança na resposta às tendências: A confiança geral está ligeiramente abaixo do ano passado, mas acima da pesquisa de 2020, de acordo com o Índice de Confiança da Mazars. Os líderes estão mais confiantes na sua capacidade de gerir tecnologias emergentes (54% muito confiantes) e menos confiantes em lidar com a instabilidade geopolítica (23% muito confiantes), os preços/escassez de energia (27%), a escassez de talentos (32%) e as tendências económicas (33%) – também são consideradas as principais barreiras ao crescimento da empresa.
  • Abraçando um mundo digital: Transformar a TI/tecnologia da empresa é a principal prioridade estratégica para os líderes nos próximos três a cinco anos. Esperam que o surgimento de novas tecnologias tenha um grande impacto nos seus negócios e reconhecem a importância de tecnologias como a inteligência artificial, a automação, o big data e a Web3. As ciber ameaças continuam a ser uma realidade diária, mas os líderes estão confiantes de que seus dados estão protegidos.
  • Investir num futuro sustentável: Uma estratégia de sustentabilidade nova ou revista está em segundo lugar na lista de prioridades estratégicas dos C-suite para os próximos três a cinco anos, e mais de dois terços (68%) dizem que planeiam aumentar o investimento em iniciativas de sustentabilidade no próximo ano, reafirmando a importância do ESG na agenda destes líderes. A maioria das empresas (65%) produz um relatório de sustentabilidade, mas admite que a qualidade e o rastreamento dos dados podem ser desafiantes, e pouco mais de um terço (36%) sente-se totalmente pronto para os novos requisitos do relato ESG.
  • Reconhecendo a importância da diversidade e do talento: Um quarto dos líderes diz que uma estratégia nova ou revista de atração e retenção de talentos é uma prioridade estratégica, com quase um terço (28%) a identificar a incapacidade de atrair uma força de trabalho qualificada como uma barreira para o crescimento da sua empresa. Apesar de reconhecer a importância de uma força de trabalho diversificada, a verdadeira equidade permanece indefinida em muitas empresas, com pouco progresso em termos de diversidade de género entre os principais decisores.

Realizado no quarto trimestre de 2022, o barómetro C-suite da Mazars é baseado na visão de mais de 800 executivos de 27 países em todo o mundo, e pretende entender as oportunidades e os desafios que estão a enfrentar.

Faça download do estudo aqui.

Contacte-nos

Documento

C-suite-barometer-outlook-2023.pdf