Como criar valor sustentável em empresas de média dimensão

Apesar dos fatores de empreendedorismo que podem constituir uma força por trás de muitos negócios, alguns enfrentam ainda desafios quando se trata de alcançar valor sustentável.

Há seis perguntas que todos os gestores devem considerar ao tentar preencher a lacuna entre o momento em que se encontram e o valor sustentável a longo prazo.

  1. Estou a atuar de forma estratégica ou reativa?Quando confrontados com um período de crescimento lento, os gestores podem enfatizar fatores externos, tais como o cenário económico ou o ambiente de mercado. No entanto, são as estruturas internas que têm o maior impacto na melhoria do desempenho.A título de exemplo, uma empresa com sólidas competências financeiras, bons processos de gestão de risco e uma administração com uma estratégia totalmente alinhada tende a ter um desempenho melhor do que aquelas que não contam com estes elementos.Deste modo, como gestor de uma empresa, torna-se importante um foco no planeamento estratégico a longo prazo, no sentido de melhorar o desempenho, em detrimento da resposta a situações de última hora para atingir as metas pretendidas.
  2. Identifiquei os principais fatores de criação de valor?A maioria das empresas possui um objetivo claro: aumentar o valor do seu capital. A longo prazo, este pode ser o de abandonar a sua função e entregá-lo à próxima geração.Independentemente dos seus objetivos, existem vários fatores que devem ser assegurados, incluindo o ambiente de mercado, indicadores financeiros, consistência de resultados, dívida acumulada, qualidade da base de ativos e robustez do balanço.É também importante considerar a dependência excessiva de clientes-chave, o perfil de risco das atividades da empresa e a dependência excessiva de determinados cargos de gestão. Adicionalmente, a qualidade das informações e processos é outro fator a ser tido em consideração.A medida em que se consiga identificar e gerir com êxito esses fatores de criação de valor determinará o valor de mercado da empresa.
  3. O que está a afetar minha capacidade de gerir drivers de desempenho?Apresentar uma visão clara ajuda a fortalecer os planos de negócios e incentiva todos a trabalharem mais para alcançarem os seus objetivos, gerindo e impulsionando o desempenho. O foco na formalização de estruturas para alinhar os objetivos de acionistas e da equipa de gestão possibilitará a profissionalização e a melhoria das bases necessárias para gerir esses fatores. Ajudará também a formar a base de um plano de negócios estratégico estável, de três a cinco anos, que comunique a todos, dentro da organização, o que deles é esperado.
  4. Sofro de desvio da proposta de valor?Uma vez que a disrupção digital tem vindo a introduzir novos players no mercado, é importante saber com quem se está a competir e os principais pontos de comparação e de diferenciação.Enquanto gestor, é necessário rever, analisar e verificar constantemente o valor que a empresa disponibiliza aos seus clientes, a cadeia de aprovisionamento quando entrar em novos mercados, apresentar novos produtos e serviços ou gerir novos canais de vendas. Tal é de grande importância para que a estratégia de criação de valor seja sustentável e se mantenha na direção certa.
  5. Articulei claramente a cultura da empresa?O recrutamento e a retenção de talento podem representar desafios para as empresas que competem com grandes pacotes de benefícios corporativos e com a atração de empresas em rápida evolução. Criar uma cultura de abertura e inclusão, a par de uma estratégia de gestão de talento, é vital para atrair, desenvolver e reter colaboradores. Tal é igualmente importante quando se pretende atrair investidores externos que valorizem uma forte cultura organizacional e uma equipa de gestão talentosa como precursores de investimento.
  6. Que fatores estão sob o meu controlo e que posso mudar?Abordar questões internas pode ter um impacto muito maior a longo prazo no valor para os acionistas do que, por exemplo, colocar todos os esforços em aumentar as margens em 1%.No entanto, definir quais os elementos internos que devem ser alvos de foco, bem como determinar em que medida as diferentes dimensões da empresa podem ser afetadas pela mudança, nem sempre é óbvio ou claro. Contar com especialistas a trabalhar em parceria com a gestão e equipa executiva pode ajudar a identificar e priorizar desafios.À medida que as empresas se concentram no próximo estágio da sua jornada, a criação de uma estrutura que possa identificar e melhorar os fatores críticos de sucesso será a chave para a criação de valor sustentada e de longo prazo. A boa notícia é que a capacidade das empresas de preencher lacunas de valor está firmemente sob a alçada dos seus gestores e administração.

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Este artigo é da autoria de Remco Schoonderwoerd e Marc Engel, Partners da Mazars.