Ser inteligente em relação ao planeamento de negócios e à gestão do desempenho

A gestão de uma empresa enfrenta várias exigências e requer foco e atenção em várias áreas. Neste contexto, é frequente observar-se um foco fortemente colocado nas tarefas diárias, ficando o planeamento a longo prazo num plano de menor prioridade ou mesmo colocado de parte.

Esta situação pode ter um impacto negativo no negócio e levar a uma série de problemas, tais como a indiferença da liderança, confusão entre os funcionários, uma incerteza de posição no mercado e falta de unidade na organização, só para mencionar algumas das consequências.

De modo a garantir o crescimento do negócio e da produtividade, é assim importante ter um plano estratégico.

Para a sua realização, é necessário refletir no que se deseja alcançar a longo prazo e haver um esforço para se estabelecer uma base sólida que oriente a liderança, a empresa e os seus colaboradores. Desta forma, o gestor estará na posição ideal para lidar com qualquer mudança, oportunidade ou desafio que possa surgir no seu caminho.

Incorporar as seguintes seis áreas num plano estratégico pode ajudar a empresa a realinhar o seu foco para obter sucesso no futuro:

#1 Estratégia de investimento dos acionistas

É importante conhecer bem quais as prioridades, objetivos e visão global quando se constrói o plano estratégico. Desta forma, depois de se estar determinado em relação ao que se deseja alcançar, é o momento de se partilhar este exercício com os acionistas, a administração e a equipa de gestão. Ser claro e garantir um alinhamento entre todos tornará mais fácil a consecução dos objetivos.

#2 Proposta de valor para o cliente

Definir a proposta de valor para o cliente representa uma atividade de marketing de produto eficaz que permite reunir inteligência sobre o cliente, perceção competitiva e valorização do produto. Traduz uma abordagem focada para compreender o consumidor alvo no contexto da oferta do produto.

Ao se conseguir definir uma proposta de valor para o cliente, conjugando-a com o desenvolvimento adequado de um modelo de gestão de canais de vendas da empresa, o negócio será então capaz de gerar novas oportunidades e novos clientes.

#3 Business operations

É importante analisar a empresa para de poder embarcar num programa de otimização financeira. Este programa deverá incluir métodos para se concretizarem ganhos de eficiência, reduzir custos e maximizar o retorno sobre o capital e investimentos.

É preciso também interiorizar que a otimização não deve ser feita apenas quando surgem problemas, devendo sim ser realizada de forma continuada e tendo por base alterações de mercado e novos avanços registados no domínio tecnológico.

#4 Gestão e capacidade da organização

É necessário ter em consideração o mindset da gestão para se poder compreender o grau de abertura à mudança e a predisposição para a adoção de novas formas de trabalhar e de serem incorporadas novas direções, ou se, pelo contrário, a tendência persiste em se permanecer atado a abordagens convencionais e fórmula já testadas.

Criar uma cultura certa que envolva a abertura e a inclusão será vital para o alcance dos objetivos definidos.

# Finanças e risco

A partir do momento em que uma estratégia realista se encontra concluída, é necessário passar do plano à ação e assegurar a gestão eficiente da sua implementação.

Isto envolve a adoção de KPIs (Key Performance Indicators) adequados que permitam acompanhar e avaliar o progresso da execução da estratégia ao longo do seu período de implementação. É essencial identificar e medir rigorosamente os KPIs em áreas como rendibilidade, retorno, posicionamento, liquidez e quota de mercado, entre outros. É também necessário garantir que a evolução se encontre documentada em reportes periódicos, dirigidos à administração e gestão da empresa, nomeadamente para assegurar o envolvimento da equipa durante todo o processo.

#6 Plano de negócios

Depois de seguidas as etapas indicadas acima, é importante integrar toda a abordagem num plano de negócios estratégico claro, lógico e prático, que perspetive a evolução para um período subsequente de três a cinco anos. É também importante garantir que o plano seja revisitado, em função de alterações das variáveis internas e externas que afetem o negócio.

Ao serem aplicadas estratégias inteligentes que adotem uma abordagem metódica e simplificada para solucionar problemas de negócio, maior é a probabilidade de se concretizar a sua valorização.

Para saber mais como podemos ajudar a sua empresa a expandir-se internacionalmente, entre em contacto connosco.