Práticas responsáveis na Banca: estudo de benchmark 2021

As instituições financeiras reconhecem, cada vez mais, que as alterações climáticas e outros riscos ambientais, sociais e de governança corporativa colocam em risco a economia mundial e o sistema financeiro.

Faça download do relatório completo

A pandemia Covid-19 evidenciou a importância da resiliência do sistema financeiro. Bancos em todo o mundo reconhecem que possuem têm um papel fundamental a desempenhar na transição para um futuro sustentável alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e do Acordo de Paris.

O nosso terceiro estudo de referência de práticas responsáveis ​​na Banca examina pormenorizadamente a evolução das melhores práticas e o desenvolvimento de tendências na gestão dos riscos associados às alterações climáticas e a questões sociais e de governança mais amplas. Com base no relatório anterior da Mazars: “Responsible banking practices, Benchmark study 2020”, o nosso estudo mais recente identifica de que modo os bancos estão a assumir a responsabilidade coletiva de criar as novas bases de um setor financeiro sustentável e contribuir para a construção de economias mais saudáveis.

 

State of play

Segmentámos 37 bancos - os maiores, por ativos totais, nas suas respetivas geografias - em quatro categorias: outstanding, leaders, supporters e followers. É encorajador ver mais bancos classificados como “líderes” em comparação com as conclusões do último benchmark, alcançando uma pontuação positiva entre 80% e 95%, apesar da exigência do endurecimento dos critérios de avaliação para refletir a melhoria da prática e dos requisitos.

Permanecem, contudo, muitos desafios. Existe ainda espaço para melhoria, especialmente em regiões onde faltam diretrizes no setor e regulamentação relacionada com critérios ESG (EnvironmentalSocial e Governance). Na verdade, práticas sólidas de sustentabilidade surgem muitas vezes de mãos dadas com incentivos setoriais e legais consistentes.

Documento

Mazars-Responsible-banking-practices-benchmark-study-2021.pdf
Mazars-Responsible-banking-practices-benchmark-study-2021.pdf