O futuro da auditoria: visão do mercado – mitos, realidades e caminhos a seguir

A profissão de auditoria está a passar por um momento decisivo: as expetativas do mercado estão a mudar, a tecnologia está a dar mais poder aos auditores e a fortalecer a qualidade. A auditoria continua em evolução e uma série de notícias recentes relacionadas com falhas empresariais têm levantado questões sobre a qualidade que as empresas esperam dos serviços.

Neste contexto, a Mazars contratou uma empresa independente para avaliar a visão global do mercado em relação às expetativas e a direção futura da auditoria, convidando os stakeholders a considerar as mudanças necessárias para sua evolução.

Esta pesquisa recente revela a necessidade de uma evolução na auditoria e de diretrizes mais claras sobre o âmbito e formas de auditoria. Com 501 respostas de 12 países, esta pesquisa dá-nos uma visão crítica do que os entrevistados esperam da auditoria. O estudo destaca seis grandes conclusões, incluindo: a missão percebida dos auditores e os benefícios esperados de uma auditoria; o valor da tecnologia num processo de auditoria; as competências mais críticas que os auditores devem ter; a recetividade a serviços de auditoria mais amplos; e, por último, mas não menos importante, a postura e apetência em relação à joint audit.

Desconstruir quatro mitos do mercado relacionados com a auditoria:

  • Mito 1: o principal objetivo da auditoria é a deteção de fraude
  • Mito 2: O futuro da auditoria é robótico
  • Mito 3: Os auditores devem seguir as finanças tradicionais
  • Mito 4: as empresas não querem a joint audit

Faça download do relatório ‘The future of audit: market view – myths, realities and ways forward’ abaixo

Além de desconstruir quatro mitos sobre a auditoria, o relatório aborda três questões importantes para os legisladores relacionados com a evolução da auditoria, a ampliação dos serviços de auditoria e a forma de promover as competências certas.

No relatório, os resultados são divididos de acordo com a região, tipo de organização e perfil de respondente.

Aumentar a relevância e a qualidade da auditoria

A auditoria está, e sempre esteve, no centro de tudo o que fazemos. É por isso que estamos empenhados em encontrar formas de fortalecer a nossa profissão e trabalhar com outras pessoas para desenvolver a nossa indústria.

Faça download do relatório e fique a conhecer a visão do mercado sobre os seguintes tópicos:

  • O que as empresas esperam receber de uma auditoria
  • O interesse global por reforma e pela joint audit
  • As empresas esperam que os auditores ofereçam mais serviços para além das auditorias financeiras
  • Os atributos de um bom auditor
  • De que forma a tecnologia reforça as competências dos auditores sem os substituir
  • E mais.

Documento

The future of audit: market view
The future of audit: market view