Mazars aponta metas de negócio sustentáveis

A Mazars – consultora especializada em Auditoria e Revisão de Contas, Contabilidade, Consultoria e Advisory Services – contribui para a última edição do Global Goals Yearbook 2018 com o objetivo de ajudar a compreender a relação entre responsabilidade, compromisso e rentabilidade em contexto empresarial.

Lisboa, 13 de novembro de 2018 – A Mazars salienta a importância da adoção de medidas sustentáveis no seio das empresas e a necessidade de olhar para a Responsabilidade Social Corporativa como um fator decisivo para a criação de valor junto dos seus stakeholders e da comunidade em geral. Na sua contribuição para o último Global Goals Yearbook 2018, a consultora aponta estratégias para que as empresas realizem negócios com sucesso, sem comprometer a sustentabilidade e um posicionamento responsável.

Para Luís Gaspar, Managing Partner da Mazars em Portugal, devido ao seu caráter global, a Mazars incorpora o dever de trabalhar para um mundo mais inclusivo, responsável e sustentável, bem como transmitir aos líderes a importância de pensar e agir a longo prazo de forma responsável. É esta a nossa motivação para alcançar um bom desempenho e garantir condições favoráveis para empresas, shareholders e sociedade”.

A Mazars tem defendido a importância da implementação pelas empresas das Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) - definidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas – num esforço que se concentra maioritariamente em fazer compreender que o valor criado pelas organizações e pelos seus ecossistemas não se baseia estritamente em indicadores financeiros.

A dificuldade encontra-se em mostrar como é que este valor intangível pode ser obtido, mas a equipa de Liderança e Sustentabilidade da Mazars mostra que se atinge através da relação entre sustentabilidade e rentabilidade.

O problema que envolve esta temática não está apenas na natureza complexa e sofisticada dos relatórios financeiros e das métricas que os caracterizam. É falta de compreensão de que o valor vai mais além do lucro financeiro, que faz com que as empresas fiquem expostas a riscos de reputação e acabem por não gerar retorno aos seus shareholders.

Só quando as empresas considerarem a extensão destas questões e o seu impacto na sociedade é que conseguem compreender que tem de existir uma relação entre o bem-estar das suas comunidades e as suas metas de crescimento a longo prazo. Ao olhar para a Responsabilidade Social Corporativa como apenas um procedimento esta torna-se uma despesa para a empresa e impede a criação real de valor.

“Para evidenciar a relação entre o bem-estar das comunidades e as metas de crescimento a longo prazo das organizações, lançámos a iniciativa Business. For Good™, que pretende tornar os nossos clientes e stakeholders mais comprometidos com a sustentabilidade”, revela Luís Gaspar. Com esta estratégia, a comunidade global da Mazars passa a ter competências para responder a desafios mais exigentes e reforça a sua posição para servir e aconselhar clientes de maior complexidade”, acrescenta o Managing Partner da Mazars em Portugal.  

 

 Sobre o Global Goals Yearbook

 O Global Goals Yearbook é uma publicação anual, com o apoio da Fundação Macombo, que incorpora as Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e os avanços na Sustentabilidade Corporativa Global. Esta publicação oferece informação acerca do tema da sustentabilidade e promove a compreensão e partilha de conhecimento sobre as Metas de Desenvolvimento Sustentável e os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.

O Global Goals Yearbook destina-se a promover a transparência corporativa e a partilha de boas práticas nas empresas, e dá voz aos stakeholders globais e regionais, que são o cerne da agenda de sustentabilidade.

 A Mazars é um dos principais parceiros do Global Goals Yearbook. A edição deste ano “Partnerships For the Goals” discute os múltiplos aspetos em como o engagement no setor privado pode ser melhorado. Entre as recomendações estão a revisão do multilateralismo, dos modelos de parceria e dos processos, e um maior investimento em relações de confiança, em cultura, em métricas e supervisão.

Informações adicionais em https://globalgoals-yearbook.org/