Preparar a venda do seu negócio

Como dono, vender o seu negócio é das decisões mais importantes que tem de tomar. Tendo investido energia, tempo, esforço e dinheiro a construir o seu negócio, quer garantir que quando o momento certo chegar, vai receber o máximo retorno.

Nunca é demasiado cedo para preparar a venda do seu negócio. Através da implementação de várias práticas hoje, o eventual processo de venda tenderá a ser muito mais tranquilo e potenciará o incremento de valor para o comprador.

Existem quatro grandes áreas de preparação do negócio para a venda:

  1. Identificar problemas e preencher lacunasÉ importante que quando começar a preparar a venda, identifique em primeiro lugar os potenciais constrangimentos (red flags) para o comprador. Existe um excesso de confiança em si como dono – poderá o seu negócio e equipa de gestão continuar a operar e a crescer depois da sua renúncia? Tem os processos de vendas credíveis e comprovados? Consegue provar que acompanha regularmente os principais indicadores de desempenho (KPIs) e está ciente da forma como se avalia e posiciona face aos seus concorrentes mais próximos e às melhores práticas do mercado (best-in-class)?Uma empresa gerida de forma profissional vai ajudá-lo a tornar a sua empresa mais atrativa para os compradores. Reservar um tempo para identificar problemas e preencher lacunas antes de colocar o negócio sobre a mesa levará certamente a um melhor preço de venda.
  2. Construir uma história em torno dos dados financeirosTer os relatórios financeiros corretos por um período de anos é fundamental para o desenvolvimento de uma história que ajudará um potencial comprador a identificar padrões de desempenho passados, presentes e futuros. Isso inclui esclarecer informações importantes, como clientes-chave, e métricas como rentabilidade por cliente, que podem envolver análises detalhadas em vários canais de vendas.Garantir previsões de venda com base em dados sólidos e a capacidade de demonstrar resultados robustos e sustentáveis, oportunidades de crescimento e possíveis lucros futuros vão aumentar o valor do seu negócio. Eles indicadores podem também diferenciá-lo dos concorrentes e ajudar a obter um preço de venda premium.Um forte desempenho financeiro durante os processos de due dilligence e negociação pode também aumentar a confiança do potencial comprador enquanto que fraco desempenho financeiro pode enviar a mensagem errada ao comprador. Boa qualidade e informações financeiras atualizadas não fazem sentido apenas para os negócios, mas também aprimoram a capacidade do comprador de valorizar seus negócios e confiar nos resultados financeiros.
  3. Utilizar os dados para aumentar a eficiênciaSendo um negócio estabelecido, certamente já terá uma grande quantidade de dados. Dessa forma, pode aumentar o valor da organização posicionando essas informações num formato estruturado que permita tomar decisões melhores e mais rápidas. Identifique formas de se tornar mais produtivo ou inovador mapeando itens e etapas recorrentes e não recorrentes na cadeia de valor e, em seguida, observe os processos para eliminar tudo o que não gera valor.Uma abordagem simples ao mapeamento da cadeia de valor permite-lhe dar a um potencial comprador uma imagem geral mais clara dos seus negócios e identificar áreas da empresa onde pode aumentar a produtividade, começar a inovar e, com o tempo, melhorar a rentabilidade.
  4. Dar um passo atrás e procurar apoioDurante o processo de venda do seu negócio é importante procurar aconselhamento. Um consultor experiente pode ajudá-lo a tornar o seu negócio pronto para a venda, maximizar o seu valor e apoiá-lo na execução da transação comercial. Podem ainda clarificar a missão e valores do seu negócio, obtendo um melhor conhecimento da direção comercial.Pode ser difícil dar um passo atrás nos negócios em que investiu tanto tempo, dinheiro e esforço, mas adotar uma abordagem mais objetiva garante que todos os problemas fiscais ou de ganhos que possam surgir sejam identificados e tratados antes da venda. Isso não apenas minimiza e reduz os riscos, mas também mostra a qualquer comprador que você está comprometido e organizado. Para reduzir ainda mais os riscos, principalmente no período pós due diligence, considere o recurso a seguros e garantias.Garantir que o seu negócio está pronto para a venda antes de o colocar no mercado pode dar uma ideia clara de direção, fortalecendo controlos internos e processos financeiros. Ao identificar lacunas e acompanhar o desempenho, pode aproveitar os dados e criar uma história de negócios para atrair potenciais compradores.

Para saber mais sobre como o podemos ajudar e garantir que o seu negócio tem o desempenho otimizado e está pronto para venda, por favor entre em contacto connosco.