Estudo 2016: O desempenho dos maiores grupos de construção europeus

É óbvio que 2015 marcou uma ligeira recuperação para os grandes grupos de construção com uma recuperação nos negócios e melhores margens operacionais. O crescimento prossegue tanto a nível setorial como geográfico, com um impulso no setor da energia e dos serviços e no crescimento dos negócios fora da Europa. No entanto, as empresas ainda são afetadas pela evolução dos seus mercados internos, como pode ser visto em França, onde os grupos de construção são lentamente afetados pelo mercado doméstico.

O Mercado de construção na Europa cresce mais depressa que o PIB

Mesmo antes do resultado do referendo de Brexit, 2016 foi um ano de incertezas para a construção na Europa. As publicações do primeiro trimestre dos 15 principais grupos de construção europeus refletem isso mesmo, com uma queda média da atividade de 5%.

No entanto, a construção na Europa mostrou sinais de recuperação nos últimos dois anos e tem vindo a crescer mais depressa que o PIB, impulsionada pelo crescimento do setor da habitação (+ 2,8%) e das obras públicas (+ 6,2%) em 2015.

Neste contexto de recuperação, os principais grupos europeus de construção voltaram também a crescer (+ 1,8%) após dois anos de contração, devido ao forte crescimento da energia e dos serviços (+ 10,2%) e ao desenvolvimento internacional dos grupos, (+ 6,6%).

Principais conclusões

2016 construction study web image

Para saber mais, faça download do estudo

Documentos

Benchmark_​Performance des majors europeens de la construction
Study 2016 - Performance of major european construction groups
Estudo Construção Europa - Económico