O futuro dos serviços financeiros: uma indústria em mudança

A Mazars, em parceria com a Economist Intelligence Unit,desenvolveu um programa único de tought leadership para estudar os desafios que a indústria dos serviços financeiros enfrenta atualmente. Os vários artigos são baseados na transformação da indústria dos serviços financeiros e na sua forma provável no futuro, de acordo três perspetivas diferentes: transformação tecnológica, regulatória e de modelo de negócio.

O programa proposto consiste numa série de artigos feitos à medida para uma plateia de executivos financeiros seniores e relevantes no setor dos serviços financeiros. Estes artigos exploram a relação entre a disrupção tecnológica na área dos serviços financeiros, incluindo o seu impacto no ambiente regulatório, e a resposta dos serviços financeiros a este desafio.

Estamos também a analisar a forma como as mudanças regulatórias forçaram as empresas de serviços financeiros a adaptar ou a criar novos modelos de negócio que incorporem as novas tecnologias de modo a irem de encontro aos requisitos regulatórios e a outros eventuais impactos na cadeia de valor das empresas. 

FS body image

Para mais insights, visite o site www.eiuperspectives.economist.com. 

Tópico #1: Transformação Tecnológica

O casamento da alta tecnologia com a alta finança

transforming-FS 121x121

As linhas entre serviços financeiros e alta tecnologia estão cada vez mais ténues. Quatro grandes mudanças tecnológicas afetarão os serviços financeiros nos próximos anos. Medo da disrupção?

  • Biometrics
  • Blockchain
  • Cognitive computing
  • Open banking

 

Tópico #2: Transformação Regulatória

Reforma regulatória em tempos incertos - sem descanso para os cansados 

Regulatory transformation_article image 121x121

Apesar da "fadiga da reforma" e redução das margens de lucro, as empresas de serviços financeiros estão a lidar com um fluxo contínuo de regulação. Alguns estão a voltar-se para novas tecnologias para obter ajuda em questões de conformidade.
Uma década depois da crise financeira global, estarão os legisladores e os reguladores a começar a cansar-se de imporem um infinito de novas regras nas empresas de serviços financeiros? 

                        

Tópico #3 : Transformação dos Modelos de Negócio

Abraçar um novo padrão de mudança – a inovação dos modelos de negócio na banca, nas seguradoras e na gestão de ativos

Business model transformation_article image_121x121

Parecem estar a surgir novos modelos de intermediação financeira, com o potencial de desencadear uma separação ou desagregação dos serviços financeiros como os clientes os conhecem hoje.

A par com os novos players surgem também novos modelos de negócios. Nos dois primeiros artigos desta série, concentrámo-nos na forma como as mudanças tecnológicas e regulatórias estão a reformular os serviços financeiros. Neste artigo, focamo-nos na forma como os novos modelos de negócios estão a emergir.

                    

Para mais insights sobre as questões relacionadas com os serviços financeiros, visite o site financialservices.mazars.com.

 

Documentos

Transforming FS_​Article 1.pdf
Transforming FS_​Article 2_​regulation
Transforming FS_​Article 3_​business models