Tecnologia e Sustentabilidade: Cinco inovações para definir o futuro

A Mazars associou-se ao “Intelligence Unit” da revista The Economist para examinar o estado atual da sustentabilidade em contexto corporativo. Neste artigo é apresentado o modo pelo qual a sustentabilidade pode ser medida e incentivada via regulação, bem como as diferenças entre geografias na adoção de práticas sustentáveis.

À medida que o apelo por mais transparência e responsabilidade em contexto corporativo continua, as empresas gastam mais tempo e realizam esforços significativos na identificação de dados confiáveis ​​para compartilhar com seus stakeholders. As soluções digitais podem oferecer suporte neste desafio.

As empresas têm vindo a aproveitar a tecnologia para otimizar o seu desempenho ao longo de décadas. Mas como pode a disrupção digital ser aproveitada para não apenas garantir, mas também incentivar práticas comerciais sustentáveis? Quando se trata de esforços de responsabilidade social corporativa (RSC), as empresas estão a começar a reconhecer a rápida expansão e todo o potencial que a tecnologia tem para oferecer.

Estas são as cinco principais inovações tecnológicas que se encontram a acelerar, ampliar e priorizar a sustentabilidade no mundo atual dos negócios:

  • Blockchain

O grande interesse pela tecnologia atualmente verificado teve já um impacto positivo em setores como a Energia e os Serviços Financeiros, redefinindo sistemas e a segurança do consumidor. Mas a blockchain é um marco na gestão da cadeia logística, permitindo maior transparência e eficiência. A complexidade e a opacidade de como as cadeias logísticas são hoje geridas são extraordinárias. A blockchain tem o potencial de permitir que empresas e consumidores acompanhem transações de forma mais segura e transparente, garantindo que os fornecedores aderem aos seus valores - seja a gestão com preocupações ambientais ou a produção sustentável.     

  • Data Mining

Ter uma visão sobre os riscos e as oportunidades da RSC para uma empresa é cada vez mais importante, particularmente porque a informação se está a tornar uma questão não negociável tanto para os reguladores, como para as restantes partes interessadas e o público em geral. A falta de dados homogéneos e de alta qualidade num contexto em que cada vez mais informação é produzida, representa um desafio real para empresas em busca de uma visão mais clara dos seus atributos de RSC. À medida que as ferramentas de data mining se tornam cada vez mais avançadas - desde a aprendizagem e evolução de processos e dispositivos, ao reconhecimento ótico de caracteres – o seu desenvolvimento fornecerá acesso a dados e insights que não eram antes user friendly.

  • Inteligência Artificial (IA)

A IA não se limita apenas a prever e modelar iniciativas sustentáveis, mas tem o potencial de transformar os processos de avaliação nas empresas associados à RSC. Enquanto a informação acerca de sustentabilidade flui para o mercado, a IA permite que as empresas analisem esses grandes conjuntos de dados a uma velocidade incomparável. À medida que o valor dos dados é melhor compreendido e cada vez mais exigido, a IA oferece uma oportunidade de analisar de forma inteligente quantidades massivas de dados dispersos, criando novos caminhos sustentáveis ​​para o contexto de negócio.

  • Internet of Things (IoT)

A IoT é um dos avanços tecnológicos mais significativos que irão afetar a economia global nas próximas décadas. Projetos que aproveitam o poder da IoT podem contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo um alcance global e possibilitando a conexão com pessoas e objetos que antes não eram completamente endereçados. Melhorando a qualidade de vida em áreas menos desenvolvidas do globo, a IoT pode impulsionar o desenvolvimento sustentável - de cidades mais inteligentes a energia mais limpa - e, nesse aspeto, existe uma oportunidade real para as empresas contribuírem positivamente para estas metas globais.

  • Análise Preditiva

A alta velocidade à qual os dados serão produzidos e analisados ​​no futuro próximo significa que as empresas terão ferramentas de tomada de decisão aprimoradas e sistemas de apoio para criar a sua perceção e estruturar a sua gestão - particularmente quando se trata de questões relacionadas com RSC. Transformar esses dados em insights aplicáveis ​​à estratégia e ao desenvolvimento sustentável de uma empresa é essencial não apenas para criar valor, mas também para fornecer informações essenciais para todas as partes interessadas. As tecnologias analíticas preditivas podem enfrentar esse desafio, identificando problemas de RSC, sinalizando riscos e comparando o desempenho de uma empresa com os restantes participantes do mercado.

No mundo de hoje, a abundância de dados de RSC é monumental. Desenvolvimentos significativos a nível tecnológico têm o poder de permitir que as empresas agregam e analisam esses dados em níveis anteriormente impossíveis. O desafio passa agora por adotar essas tecnologias disruptivas para obter insights estratégicos e valiosos sobre o crescimento sustentável e de longo prazo de uma empresa.

Faça download do artigo completo e obtenha uma visão aprofundada sobre o impacto que a regulamentação pode ter na sustentabilidade a nível global.

Documento

EIU Sustainability Technology Article 2