Estruturas empresariais

Nesta conjuntura em rápida mudança, apostamos numa abordagem avessa ao risco, de longo prazo e sustentável na definição de estruturas empresariais multinacionais, em vez de sermos obrigados a responder a cada novo texto legislativo ou decisão arbitral ou judicial.

Uma abordagem proativa a questões fiscais internacionais complexas

O desenvolvimento de estruturas empresariais internacionais que procuram um tratamento fiscal mais eficiente e, ao mesmo tempo, adequado à legislação e exigência de substância económica está a assumir uma maior complexidade. Estão a ser desencadeadas mudanças à escala mundial em resultado da iniciativa BEPS («Base Erosion and Profit Shifting») da OCDE. Paralelamente, as políticas fiscais nacionais estão a mudar a um ritmo acelerado no contexto do apoio económico ao combate à pandemia Covid-19, mas também enquanto arma nas guerras comerciais entre as grandes potências económicas mundiais ou com vista a tributar os lucros dos negócios digitais.

A nossa abordagem

Nesta conjuntura em rápida mudança, apostamos numa abordagem avessa ao risco, de longo prazo e sustentável na definição de estruturas empresariais multinacionais, em vez de sermos obrigados a responder a cada novo texto legislativo ou decisão arbitral ou judicial.

A nossa equipa internacional acompanha antecipadamente as questões fiscais locais, incluindo acontecimentos disruptivos, tais como o Brexit. A sua presença internacional coloca a Mazars numa posição ideal para servir tanto empresas de maior dimensão, como empresas de média dimensão, que estão a expandir-se pela primeira vez para os mercados internacionais. Além disso, a Mazars presta apoio a grupos internacionais na resolução das suas questões fiscais desencadeadas pela iniciativa BEPS da OCDE e pela Diretiva da UE que estabelece regras contra as práticas de elisão fiscal («Anti Tax Avoidance Directive - ATAD»).

Prestamos também aconselhamento sobre estruturas fiscais eficientes nos processos de aquisição e alienação transfronteiriços, assim como toda a assistência durante auditorias internacionais de âmbito fiscal.

Os nossos serviços

  • Aconselhamento estratégico sobre estruturas empresariais eficientes em matéria fiscal e, ao mesmo tempo, adequadas e sustentáveis.
  • Aconselhamento adaptado em função dos setores económicos.
  • Avaliação e mitigação dos riscos fiscais.
  • Assistência em regime de outsourcing no âmbito da preparação de declarações fiscais.
  • Aconselhamento fiscal em auditorias fiscais no terreno, incluindo auditorias fiscais conjuntas e o Programa de Garantia de Cumprimento Internacional («International Compliance Assurance Program - ICAP») da OCDE
  • Disponibilização de ferramentas baseadas na Cloud, incluindo o nosso sistema único de comunicação DAC6.