Impostos sobre fusões e aquisições (M&A)

A nossa rede internacional é ideal para servir grandes multinacionais e empresas de média dimensão com orientação internacional, que necessitam de competências no terreno em várias jurisdições.

Garantir a eficiência fiscal das transações

As transações que envolvem fusões e aquisições constituem momentos fundamentais na evolução de qualquer empresa, assim como momentos em que é possível incorrer em sérias contingências, em especial, no contexto de negócios transfronteiriços que envolvam países menos desenvolvidos. Muitas transações são concluídas sob a pressão de prazos, facto que torna fulcral o acesso imediato a conhecimentos especializados.

A nossa abordagem

Se o cliente ponderar a realização de uma fusão ou aquisição, a avaliação do enquadramento fiscal é fundamental. Deverá certificar-se de que a operação em questão será o mais eficiente possível, tanto em termos comerciais, como financeiros e fiscais.

A fiscalidade é uma parte fulcral do nosso serviço internacional e interdisciplinar de fusões e aquisições, envolvendo aconselhamento, avaliação e consultoria na integração dos negócios. A perspetiva da operação como um todo ajuda-nos a prestar um aconselhamento fiscal abrangente e que entendemos como fundamental, nos timings exigidos no sentido de aproveitar as melhores oportunidades disponíveis.

A nossa rede cobre mais de 90 países e territórios, incluindo a presença em países como o Brasil, China e Índia, onde se verificam grandes alterações nos regimes fiscais com impactos significativos nas operações de M&A em matérias como preços de transferência e regras CFC.

Oferecemos apoio à medida de cada cliente, tanto empresas cotadas, como privadas, relativamente às quais uma reorganização desta natureza (fusão e aquisição) se pode revelar transformadora, e que exigem um aconselhamento fiscal abrangente e contínuo.

Os nossos serviços

Prestamos aconselhamento fiscal que inclui:

  • Aconselhamento na melhor estrutura das transações.
  • Avaliação dos riscos e contingências fiscais.
  • Aconselhamento estratégico em matéria fiscal para sociedades gestoras de participações sociais e outras estruturas empresariais.
  • Aconselhamento sobre a estrutura de financiamento numa perspetiva fiscal.
  • Aconselhamento sobre a estrutura financeira e de cash-flow numa perspetiva fiscal.
  • Aconselhamento sobre a estruturação futura do negócio (pós M&A).

As nossas ferramentas e soluções

A nossa capacidade de agregar a experiência em reorganizações internacionais e um conhecimento profundo em cada uma das jurisdições não só garante ao cliente o atingir dos seus objetivos estratégicos, como também que o alcança da forma mais eficiente possível.

Um único ponto de contacto na Mazars garante a coordenação do aconselhamento a prestar mesmo nas transações mais complexas.

Os nossos colaboradores 

Temos orgulho da nossa cultura diversificada, inclusiva e altamente internacional. A equipa da Mazars presta aconselhamento fiscal nos 5 continentes e domina as questões fiscais tanto a nível local, como internacional. A referida equipa pode prestar ao cliente um aconselhamento especializado, desde fusões e aquisições transfronteiriças, questões de preços de transferência e operações de financiamento internacional ou o estabelecer de novas operações no estrangeiro.