Os bancos centrais planeiam mudanças regulatórias radicais

A Mazars, firma internacional de auditoria e consultoria, e o OMFIF, o think tank independente para os bancos centrais, política económica e investimento público, revelam de que modo os bancos centrais e os reguladores estão a responder à crise climática.

“As mudanças climáticas vão impactar todas as instituições financeiras e o tema é prioritário na agenda dos supervisores e reguladores a nível global”, afirma Rudi Lang, responsável no Grupo Mazars pelas Instituições Financeiras, e promotor do relatório Mazars-OMFIF, “Combater as mudanças climáticas: O papel da regulação e supervisão na Banca”.

70% dos bancos centrais e reguladores encaram as mudanças climáticas como uma “grave ameaça” à estabilidade financeira. A inclusão de considerações sobre o clima em testes de stress vai aumentar exponencialmente. E os bancos centrais dividem-se quanto à responsabilidade pelas ações a pôr em prática. Estas são algumas das conclusões do relatório, sustentado na pesquisa e num questionário realizado a 33 bancos centrais e autoridades de supervisão.

in Líder Magazine (18 de março)

Leia o artigo completo aqui .