Quais são os principais desafios que se colocam à digitalização dos serviços financeiros?

A digitalização dos serviços financeiros passou a ser um tema recorrente. O foco deve estar na cultura das estruturas para que todos possam aproveitar as oportunidades depois de um período em que a pandemia foi o impulsionador para a revolução.

Quais são os principais desafios que se colocam à digitalização dos serviços financeiros?

A mudança de hábitos dos consumidores, a rápida evolução da tecnologia, assim como um mercado financeiro cada vez mais competitivo, com presença de novos players (como as fintechs), obrigaram os bancos a abordar o seu processo de digitalização com maior urgência. Portugal não é exceção, sendo cada vez mais notório o número de pessoas que procura serviços e produtos digitais no setor bancário, constatando-se que as novas gerações demonstram uma clara preferência pela utilização dos serviços bancários digitais. No entanto, há ainda uma geração mais antiga, com um peso importante, que continua a preferir os balcões e o contacto presencial, e aqui residirá provavelmente um dos maiores desafios desta transformação: o conseguir “agradar a gregos e troianos”. A digitalização poderá também conduzir a um aumento do desemprego, sendo importante destacar o facto de a tecnologia também propiciar uma maior vulnerabilidade a ataques informáticos e fraudes. Outros obstáculos/ desafios serão a clara falta de literacia financeira e digital da população e os elevados custos associados à implementação de soluções digitais, assim como a falta de recursos humanos especializados nesta área, sendo fundamental a criação de parcerias no setor. O aumento da regulação na era digital será essencial e crítico para que se consiga manter a sustentabilidade e confiança no setor, dados os diferentes riscos a que as instituições se encontram expostas, implicando uma maior supervisão prudencial e comportamental.
Filipe Carvalho

In Jornal Económico

Contacte-nos

Documento

JE - Banca Digital