Foco tem de voltar a ser o cliente

Os principais desafios da consultoria são ditados pelos clientes, pelo mercado. A Mazars, quinta multinacional do setor, ouviu mais de 1000 executivos em 39 países no final de 2021 e as respostas foram que a transformação digital, a tecnologia e a sustentabilidade estão no topo da lista.

Qual o grande desafio da consultoria em 2022?

Uma revolução tecnológica está em curso, mas sabemos das suas dificuldades: menos de 30% dos projetos de tecnologia são considerados um sucesso. Os grandes projetos de tecnologia têm 20 vezes mais propensão para falhar do que os projetos noutros domínios. Estão em média, 27% acima do orçamento e levam 55% mais tempo para serem concluídos face ao planeamento inicial. Existe a consciência de que é necessário adotar os critérios ESG. Mas quando ouvimos mais de mil executivos, também percebemos que existe um fosso entre a intenção e a ação. As grandes barreiras ao investimento são: falta de capital, a complexidade, o risco de fraco retorno no investimento, dificuldade na escolha das prioridades. Os desafios das consultoras são alinhar pessoas, processos e tecnologia. Fazendo projetos de sucesso, dentro dos orçamentos, dentro dos prazos, permitindo que as empresas criem valor. Ao mesmo tempo, e enquanto as empresas e os negócios se preparam para as mudanças à sua frente, não podem esquecer a importância das pessoas. As empresas podem demonstrar os seus valores através das suas ações e programas e dessa forma atraírem e reterem as melhores pessoas. Também um enorme desafio.

Rui Lavado, Head of Consulting

In Jornal Económico

Contacte-nos

Documento

Jornal Económico_​Quem é quem