Barómetro C-suite da Mazars: perspetivas para 2024

O nosso barómetro anual C-suite reúne o ponto de vista dos principais executivos de todo o mundo. Com a opinião de cerca de 800 executivos, de 30 países, revelamos as prioridades estratégicas na agenda, assim como, as tendências e transformações do mercado que deverão ter impacto nas empresas nos próximos anos. O nosso último estudo revela que o ano de 2024 será um ano de progressão: um ano de investimentos crescentes para transformar as empresas e apoiar as ambições de crescimento.

O otimismo está a aumentar

O barómetro global C-suite deste ano indica um mundo empresarial otimista em relação ao futuro, confiante no crescimento e pronto para enfrentar os desafios que se avizinham. 94% dos líderes têm uma perspetiva positiva de crescimento, 89% prevê um aumento das receitas e 66% está a aumentar os investimentos para apoiar a transformação e as ambições de crescimento.

Confiança para enfrentar os desafios futuros

Enquanto os líderes procuram moldar um futuro positivo para as suas empresas, não podem desviar o olhar das grandes tendências externas que todas as organizações terão de enfrentar:

- Tendências económicas (incluindo inflação e custo de vida): 37%

- Preços da energia: 33%

- Emergência de novas tecnologias: 33%

As empresas sentem que estão preparadas para gerir estas tendências e o nosso Índice de Confiança mostra uma média de 44% de "muito confiantes".  Os líderes estão particularmente confiantes na gestão das novas tecnologias (87%).

Investir para crescer

Juntamente com as receitas, o otimismo e a confiança, o investimento planeado também recupera este ano, com o nosso Índice de Investimento (percentagem de planos de negócio para aumentar o investimento, em média, em 24 atividades) a subir para 66%.

No topo da agenda dos executivos

Ao olhar para o futuro, os líderes percebem um enorme potencial para transformar as suas empresas, com a tecnologia a encabeçar, mais uma vez, a lista de prioridades estratégicas. Paralelamente, os líderes estão igualmente concentrados na expansão internacional, na sustentabilidade e na gestão de talento.

- 32% A transformação tecnológica continua a ser a maior prioridade para os próximos 3-5 anos.

- 25% A expansão internacional aparece pela primeira vez no top 3 das prioridades estratégicas.

- 25% Estratégias de sustentabilidade novas ou revistas continuam a ocupar um lugar de destaque na agenda.

- 25% A atração e retenção de talentos continua a ser uma prioridade fundamental.

Transformação num mundo digital

Os executivos continuam a investir nos avanços tecnológicos que pretendem transformar as oportunidades de negócio e estabelecer operações mais robustas. Tal como acontece com todas as inovações, há considerações sobre o nível de investimento necessário e as responsabilidades éticas que acompanham as novas tecnologias, contudo 87% dos líderes estão confiantes na preparação das tendências tecnológicas que proporcionarão soluções a longo prazo.

O aumento do crescimento internacional como prioridade estratégica.

As empresas estão a aproximar-se de 2024 com a expansão internacional em mente. Os líderes estão a avaliar seriamente as oportunidades de expansão internacional e as regiões do mundo mais atrativas para concretizar os seus planos.

Reconhecimento de maiores compromissos de sustentabilidade

As responsabilidades em matéria de sustentabilidade estão a aumentar à medida que a comunidade empresarial continua a expandir-se, em todo o mundo, e a regulamentação torna-se, cada vez mais, complexa. Os executivos estão empenhados em responder a este desafio, com a maioria das organizações a elaborar um relatório (71%) e 72% a incluir este aspeto no plano orçamental.

As áreas menos prioritárias de informação, incluindo os direitos humanos, estão também a ganhar força e os orçamentos estão a aumentar para apoiar a necessidade de uma maior especialização interna.

As novas "leis" da atração de talentos

Investir nas pessoas significa mais do que um pacote de benefícios e um salário generoso. A concorrência pelo talento deverá continuar e 76% dos líderes estão a dar prioridade a estratégias novas ou revistas que ofereçam mais oportunidades de aprendizagem, formação e desenvolvimento, de forma a reter e atrair as pessoas que possam contribuirão para o crescimento a longo prazo das empresas.

Com base na pesquisa realizada no quarto trimestre de 2023, o barómetro C-suite da Mazars capta as opiniões de cerca de 800 executivos, em mais de 30 países, para compreender as oportunidades no ano que se avizinha e os desafios que enfrentam no futuro.

Documento

Mazars C-suite barometer - outlook 2024 - global report.pdf