Mazars 2020 C-suite barometer

Em plena pandemia mundial, a maioria dos líderes empresariais ainda esperavam um crescimento em 2021. O que mais têm no horizonte?

No início de 2020 a Mazars decidiu criar um novo barómetro C-suite. O objetivo era avaliar as opiniões dos líderes executivos em todo o mundo sobre as suas atividades e perspetivas para o próximo ano, compreender como gerem e priorizam as iniciativas de curto e longo prazo.

A nossa intenção era que a pesquisa resultasse numa base de dados que nos permitisse acompanhar a evolução dessas visões através de novas pesquisas ao longo dos próximos anos.

De forma inesperada, acabámos por ter acesso a outra informação: a forma como os líderes empresariais internacionais estavam a responder à pandemia mais severa do último século.

O barómetro C-suite 2020 da Mazars é um relatório abrangente das visões e perspetivas dos líderes empresariais para 2021, baseado em perceções de mais de 500 líderes C-suite em todo o mundo.

Otimismo surpreendente

No geral, a pesquisa mostra um nível surpreendente de otimismo entre os diretores executivos. Apesar do ambiente difícil, a maioria (58%) esperava encerrar 2020 com receitas maiores do que em 2019. Ao considerar 2021, os executivos foram ainda mais positivos: mais de 70% esperavam receitas maiores do que em 2020.

O que não anula o cenário menos positivo: o impacto da crise Covid-19 é evidente nos 35% que disseram que as suas receitas seriam menores do que em 2019. Também encontrámos uma perspetiva mais negativa por parte dos 40 entrevistados adicionais no quarto trimestre, através de um pulse survey, com mais executivos preocupados com a queda de sua receita em 2021 do que antes.

Leia o nosso novo relatório para saber mais:

  • Quais os setores e regiões mais e menos otimistas quanto ao futuro?
  • Que tendências devem ter o maior impacto nas empresas nos próximos três a cinco anos? E quão confiantes estão os executivos de que sua empresa pode responder?
  • Quais são os diferentes tipos de transformação que as organizações provavelmente enfrentarão no futuro próximo?
  • Em quais atividades as empresas estão a concentrar o seu tempo, dinheiro e recursos? Essas ações são vistas como tendo um impacto de curto ou longo prazo?
  • De que forma as opiniões diferem por região, setor e tamanho da empresa?

Relatório completo e artigos de destaque abaixo.

Documentos

Mazars_​2020_​C-Suite_​Barometer
Q&A with Mark Kennedy.pdf