O crescimento da investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal

Reconhecimento do incentivo fiscal à I&D pelas empresas portuguesas.

De acordo com os dados divulgados publicamente pela Agência Nacional de Inovação (“ANI”) - entidade que regula e aprova as candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE), em 2020 foi alcançado um novo recorde de candidaturas submetidas a este incentivo fiscal, o que se traduziu num aumento de mais de 900 candidaturas submetidas face ao ano anterior.

Efetivamente, o potencial do SIFIDE tem captado, cada vez mais, a atenção das empresas que veem neste incentivo um mecanismo de apoio indireto ao crescimento do seu negócio e à melhoria da sua competitividade, nomeadamente através do desenvolvimento de novos produtos / processos, bem como ter a possibilidade de deduzir à coleta de IRC uma percentagem das despesas incorridas em I&D. A título de exemplo, refira-se que, no âmbito deste incentivo, o crédito fiscal médio atribuído por candidatura, em 2019[1], ascendeu a EUR 205.000.

A nossa experiência

Na sequência da Taxletter sobre as boas práticas no âmbito da preparação da candidatura ao SIFIDE, sublinhamos a nossa opinião sobre a importância da antecipação das questões a serem abordadas nas candidaturas, que são desde logo encaminhadas no nosso trabalho de diagnóstico.

Este trabalho prévio, que fazemos a título de investimento, garante uma maior eficiência de alocação de recursos ao longo do processo de I&D da empresa, como também orienta a nossa correta preparação do processo descritivo das atividades de I&D desenvolvidas.

A experiência multidisciplinar da Mazars, evidenciada nos clientes de diversas indústrias que acompanhamos, tanto em projetos nacionais como internacionais, confere-nos uma vantagem diferenciadora no setor, acentuando as nossas competências na gestão e elaboração de candidaturas na área da engenharia, inovação e I&D.

A nossa equipa

Em virtude de a equipa da Mazars ser composta por elementos com uma vasta e abrangente experiência na aplicação desse incentivo, não estamos formatados e limitados aos processos e candidaturas “tradicionais” do SIFIDE, tendo uma visão apurada e única dos projetos de I&D das empresas, a qual é continuamente renovada pela atualização de conhecimentos e técnicas em diversos setores (e.g., indústria pesada, automóvel / aeronáutico, agricultura e indústria transformadora).

Adicionalmente, de referir que a equipa da Mazars em Portugal participa ativamente na Mazars Global R&D and Tax Incentive Community, que junta especialistas em I&D dos escritórios Mazars do Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e França, entre outros.

[1] últimos dados disponíveis.

* * * * *

A equipa de Tax da Mazars, composta por profissionais com vasta experiência e conhecimento de negócio, encontra-se disponível para vos apoiar na maximização das oportunidades de cofinanciamento oferecido pelos fundos comunitários. Para um apoio à medida dos vossos investimentos, não hesite em contactar-nos.